A logística na administração de transportes
Índice
Introdução _________________________02
Transportes_________________________03
Sistema de Transportes_______________03
Modais de Transportes________________04
Comparativos_______________________06
Conclusão _________________________08
Bibliografia_________________________08
Introdução
Todo processo de movimentação de materiais (cargas) pode ser considerado um processo logístico. Os professores Petrônio Garcia Martins e Paulo Renato Campos Alt (2001, p.252) definem que, “A logística é responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informações, desde a fonte fornecedora até o consumidor, (...) Assim, dentro do espírito da empresa moderna, o básico da atividade logística é o atendimento do cliente.”
Um dos processos logísticos mais importante é o transporte, onde gera a maior parcela de custo logístico na maioria das empresas. Esse custo pode representar 60% das despesas logísticas e 4% a 25% do faturamento bruto da empresa. Nos Estados Unidos por exemplo, o frete costuma absorver entre 9 a 10% do produto nacional bruto para a economia americana como um todo. Em razão disso, há uma preocupação em diminuir estes custos com algumas iniciativas, como Fleury, Wanke e Figueiredo (2000, p.125) comentam:
“Dentro dessas iniciativas, cabe destacar a integração entre os diversos modais de transporte, também conhecida como intermodalidade, e o surgimento de operadores logísticos, ou seja, de prestadores de serviços logísticos integrados, capazes de gerar economias de escala ao compartilhar sua capacidade e seus recursos de movimentação com vários clientes”.
Com a realização destes e de outros trabalhos, é possível que o transporte de mercadoria fique mais barato e contribua para redução de preço dos produto, pois o transporte é um valor agregado do produto.
Para compreender melhor o que o transporte logístico pode