A LOGÍSTICA ENVOLVIDA NAS EXPOSIÇÕES DE OBRAS DE ARTE
As instituições museais, entre outras funções, estão voltadas para a educação e a cultura, sendo consideradas prestadoras de serviços à sociedade. Apesar de ser um assunto pouco difundido, a Logística no setor de serviços é uma tendência. Os processos logísticos envolvidos nas exposições de obras de arte são fundamentais para a integridade e cumprimento dos objetivos estabelecidos por essas instituições. A pesquisa apresentada nesse estudo tem como propósito identificar as etapas que constituem uma exposição de arte e os elementos logísticos (processos e atividades) presentes na prestação dos serviços museais. São abordados os meios pelos quais as peças são embaladas, movimentadas e transportadas, considerando também o gerenciamento de riscos presentes nessas atividades.
2. A logística envolvida nas exposições de obras de arte Este texto aborda o tema A Logística envolvida nas exposições de obras de arte, o texto fala de todos os processos utilizados em todas as etapas da exposição desde a preparação para a exposição até a pós produção.
O texto fala sobre a armazenagem das obras de arte, como esta armazenagem deve ser feita, quais as características das peças que serão armazenadas, o fator ambiental é algo importante no armazenamento destas obras pois ele influencia diretamente na conservação das obras, estes objetos devem ser identificados, porém o sistema de identificação é diferente das industrias, a identificação é feita manualmente.
O manuseio destas obras deve ser feito por pessoas qualificadas para isso, estas pessoas recebem treinamento específico para este manuseio, pois cada obra de arte tem um manuseio.
A movimentação é feita geralmente por empilhadeiras hidráulicas, carrinhos hidráulicos, carro plataforma, carro gaveta entre outros.
Um ponto importante que foi abordado no texto diz respeito ao aspecto logístico - processo que compreende todas as questões referentes ao