Engenharia de software
01. Com base na distribuição de custos de software explicados na Seção 1.1.6, explique por que é apropriado considerar que o software é mais do que os programas que podem ser executados pelos usuários finais de sistema.
Os softwares são mais que programas executados pelo usuário final em termo de custo, já que outras atividades e pessoas são necessárias para que se chegue ao produto. O software não é apenas o programa, mas também todos os dados de documentação e configuração associados, necessários para que o programa opere corretamente.
02. Quais as diferenças entre o desenvolvimento de produto genérico de software e o desenvolvimento de software sob encomenda?
A diferença é que em produtos genéricos, a organização que desenvolve o software controla sua especificação. Já produtos encomendados, a especificação é normalmente desenvolvida e controlada pela organização que compra o software.
03. Quais são os quatros principais atributos que todos os produtos de software devem ter? Sugira quatro outros atributos que às vezes podem ser significativos.
Os quatro principais atributos são: Facilidade de manutenção, Confiança, Eficiência e Usabilidade.
Os quatro outros atributos sugeridos são: Portabilidade, Rastreabilidade, Facilidade de Integração a outros sistemas e Aderência as Necessidades de Negócio.
04. Qual a diferença entre um modelo de processo de software e o processo de software? Sugira dois modos pelos quais um modelo de software pode ser útil para identificar possíveis aprimoramentos no processo.
Processo de Software é um conjunto de atividades e resultados associados que produz um produto de software. Modelo de Processo de Software é uma descrição simplificada desse processo de software que apresenta uma visão dele.
Os modos sugeridos são Modelo de Workflow e Modelo de Fluxo de dados ou Modelo de Atividades.
05. Explique por que os custos de teste de sistemas são particularmente altos para os produtos genéricos de software