A ÉTICA DA COMPREENSÃO
Falar em ética é muito complexo, precisamos refletir em nossas ações com nós mesmo. Em que momentos sou ético comigo mesma? como posso falar da ética do outro? refletindo nesses questionamentos concluir que ética esta ligado na compreensão do outro.
Segundo Edgar Movem " A ética da compreensão é a arte de viver que nos demanda, em primeiro lugar, compreender de modo desinteressado.É compreender porque e como se odeia ou se despreza. A ética da compreensão pede que se compreenda a incompreensão".
Quando aprendermos a compreender o outro, quando tivermos a consciência de ser solidários com o outro, passando a compreende-lo de modo desinteressado, aí sim, estaremos no caminho ético. A consciência coletiva, formaria um grupo mais fortalecido, se todos parássemos, para refletir um pouquinho sobre o outro não só de maneira crítica, mais de maneira reflexiva. Sabemos que o problema não é novo na cultura política e isto porque, desde Freud que o maior obstáculo de uma antro política civilizatória esbarra na hostilidade primária que joga homens contra homens, Numa onda crescente de violência, na qual as paixões,e tentativas de promover um modelo de homem que expresse a realização concreta do humanismo.
Necessidade que impregna as idéias de Morin desde os anos 70.
Re: A ÉTICA DA COMPREENSÃO EDGAR MORIN, no seu livro OS SETE SABERES NECESSÁRIOS Á EDUCAÇÃO DO FUTURO, ainda diz que: A compreensão não desculpa nem acusa:pede que se evite a condenação peremptória, irremediável,como se nós mesmos nunca tivéssemos conhecido a fraqueza nem cometido erros.Se soubermos compreender antes de condenar, estaremos no caminho da humanização das relações humanas. (p.100) Temos o hábito de criticar e, a auto-crítica não se faz presente em nossas atitudes. Falamos de quem não é ético e não sabemos dizer o que ser ético. Está faltando compreensão! É certo que para compreendermos as ações e atitudes de outras pessoas, precisamos nos colocar no