A LOGISTICA NAS PEQUENAS EMPRESAS
Uma forma de detectar estes pontos críticos é fazer uma lista com os pedidos que a sua empresa recebeu nos últimos meses. Pontue estes pedidos em um mapa da sua região (que pode ser encontrado na internet), colocando o nome do cliente, o valor do pedido, a data do mesmo, o prazo solicitado e o prazo real da entrega. Diante do mapa, calcule a distância entre a sua empresa e cada um dos clientes, a importância dos pedidos e a diferença entre o prazo prometido e o real. Comece a desenhar seu plano a partir daí. Você perceberá que a sua empresa tem um raio de entrega em que ela consegue manter a qualidade e os prazos que o cliente deseja. Para os clientes de fora desse raio será necessário buscar outras alternativas.
É importante avaliar que alguns pedidos podem não compensar o custo da entrega e, nestes casos, pode-se negociar com o cliente a contratação de uma distribuidora. Para os clientes mais significativos, aqueles que compram com frequência, vale a pena avaliar a formação de parcerias com prestadores de serviço que já fazem entregas para esses clientes. Proponha-lhes alianças, dividindo custos, negociando prazos, etc. Pense que outros empresários podem estar passando pelo mesmo problema. Juntos, vocês se beneficiarão e manterão a qualidade da entrega e a satisfação do cliente.
É importante destacar, ainda, que existem muitos livros e cursos focados em logística e alianças estratégicas. Busque conhecer melhor o assunto. Tenho certeza de que será uma inovação importante e rentável para o seu negócio.