A logistica como ferramenta para melhoria de pequenas empresas.
Dessa forma a competição não se vêem dando mais entre as empresas e sim entre as próprias cadeias de suprimento. Diante desse acontecimento, gestores e líderes se perguntam se existe real necessidade de aplicar essa logística na sua empresa. Pois já que a maioria dos seres pensantes, imaginam que essa tipo de logística só se usa em empresas de grande porte. Porém, de fato, a literatura brasileira aborda grandes empresas automobilísticas e a produção Just in Time. Exemplos: o caso de postergação da Dell Computers, eliminação de intermediários e a contrução de centros de distribuição.
Dessa forma, podemos concluir que realmente o conceito está errado em se referir que só se é usado em grandes empresas. A logística surgiu a pouco tempo, relacionada como disciplina em gestão de negócios. As atividades que compõem seu foco, vai desde a produção em massa, planejamento e controle das atividades de suprimentos, produção e distribuição dos mesmos. Com isso, gera-se então na empresa, a junção entre fornecedores, informações, seus canais de distribuição, informações de materiais, e retorno financeiros “movimentações”. Por isso, que em toda e em qualquer empresa existe logística, para ajudar nos seus resultados.
Mais antes de se sugerir a logística para pequenas empresas, tem que se pensar, que ela é usada para melhoria de desempenho e usada no contexto de uma estratégia.
O valor que o cliente dá a um produto comprado, vai desde sua percepção relacionada ao produto, o serviço agregado “um serviço diferenciado dos concorrentes”, características compatíveis com que ele necessita no momento e benefícios que eles imaginam que vão obter. A maior