Familia e sociedade
SERVIÇO SOCIAL – 1º SEMESTRE
DISCIPLINA FAMÍLIA E SOCIEDADE
Atividades Práticas Supervisionadas de Família e Sociedade
Professora Ana Lúcia A. Antonio
Pelotas, RS 04 de Abril de 2013.
INTRODUÇÃO
Nesta ATPS sobre Família e Sociedade veremos o estudo da Família desde os primórdios dos tempos, passando por várias mudanças e adaptações em vários sentidos(afetivos, financeiros, tecnológicos etc.)
Veremos também que as mulheres foram alvos constantes dessas mudanças, pois antigamente elas não tinham direito sequer ao voto, e hoje em dia as mulheres atuam em todos os campos de trabalho.
Outro ponto presente neste trabalho é as mais diversas formas de famílias que surgiram com o passar dos anos, as interferências que sofrem essas famílias, os novos padrões familiares.
Veremos as amplas demandas para o serviço social, pois há família que tem o dever de cuidar de seus membros, e muitas vezes necessitam de cuidados especiais, e cabe aos assistentes sociais garantir que essas pessoas sejam cuidadas.
E por fim veremos que as famílias não são iguais em seus problemas, por isso não se pode agir sempre da mesma forma, é necessário que
estejamos em constante estudo para aperfeiçoar o atendimento para com as
famílias.
Com o passar dos anos aconteceram muitas mudanças em relação as famílias.
Agora veremos as conclusões que Philippe Aires chegou em sua obra “ HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA
FAMÍLIA” (1981). Trajetória da família medieval a família Moderna.
Na sociedade tradicional Europeia havia transferência de valores para as crianças que era de um modo geral, não assegurado e controlado por sua família.
Nesta época as famílias não conseguiam viver isoladas, o trabalho, a conservação de bens etc. era comum a todos
As trocas afetivas e sociais eram feitas por meio de vizinhos, amigos, crianças etc. que conviviam e se manifestavam livremente.
No século XVI, isto já começa a mudar, pois há uma nuclearização