A logistica como ferramenta para o trabalho
A logística vem sendo apontada nos últimos anos como um dos principais instrumentos para o aumento da competitividade em empresas dos mais diversos setores. Grandes empresas criaram departamentos e diretorias de logística e passaram a visualizar seus fluxos de materiais, de informações e de recursos financeiros de um ponto de vista interfuncional. A nova onda Supply Chain Manegement ( Administração na cadeia de suprimentos) fez a perspectiva deixar de ser apenas interfuncional para se tornar interorganizacional.
A logística como disciplina relacionada á gestão de negócios, surgiu há pouco tempo. A grande mudança proporcionada pela logística é a integração dessas atividades no âmbito da empresa, seus fornecedores e seus canais de distribuição, incluindo os fluxos de materiais, informações e seus impactos nos fluxos financeiros.
• Papel da Logística Clientes tendem a escolher produtos e serviços que maximizem seu valor liquido. O valor total obtido pelo cliente em uma aquisição inclui suas percepções relacionadas ao produto. A estratégia de uma empresa é, em sua essência, uma proposta de valor aos seus clientes. O valor agregado pela empresa pode ser medido pela diferença entre a receita total e a despesa total incorrida para obtê-la, incluindo os custos de oportunidade.
Os custos logísticos dizem respeito aos custos incorridos pela empresa para proporcionar determinado nível de serviço e certos clientes ou mercados.
• Medidas Práticas
Embora existam pequenas empresas, ágeis e competitivas no que se refere ao desempenho logístico, muitas das empresas de pequeno porte costumam se incluir no grupo daquelas nas quais as atividades logísticas não estão integradas.
É fundamental que a empresa não se deixe levar pelo estado de arte praticado pelas grandes empresas. O custo unitário da distribuição poderá ser maior do que o da grande empresa, mas será menor do que se a empresa