A linguagem da fotografia na propaganda
Desde a antiguidade, o homem viu a necessidade de comprar vender e trocar produtos por uma questão de sobrevivência. Assim, ele utilizava a linguagem. Hoje, a situação não é diferente, o homem tem a necessidade de comprar, vender e trocar, logo se utiliza de uma linguagem um pouco diferente em virtude dos avanços tecnológicos e das opções disponíveis. Uma delas é a linguagem da propaganda, e as mais utilizadas são aquelas que trazem fotografias em seus anúncios. Causando, com isso, uma revolução na negociação de produtos e de idéias.
A propaganda influência diversos setores da sociedade, o problema é que nem sempre é utilizada de forma correta, e ao invés de formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres traz ideologias com o único propósito de vender produtos. Isso vem causando problemas. Então, conhecer os elementos e como eles agem na propaganda ajudará cada indivíduo a avaliar criticamente aquilo que está sendo transmitido. Este trabalho traz alguns desses elementos que estão na fotografia acompanhada do texto na propaganda.
De acordo com CARVALHO (2000, p.18), uma publicidade bem-feita é capaz de transformar “um relógio em jóia, um carro em símbolo de prestígio e um pântano em paraíso tropical”. Diante disso entendemos a razão da propaganda está sendo utilizada constantemente e trazendo lucros a quem se utiliza dela.
Para discorrer sobre esse assunto, é necessário entender que a propaganda será tratada, nesse trabalho, como a propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias de caráter informativo e persuasivo, por parte de anunciante identificado, por meio de TV, jornal, revista, cartaz, etc. A fotografia será qualquer tipo de imagem que traga uma carga verossímil. As pinturas, ilustrações e todos os elementos que mostrem uma aparente representação da realidade também estarão destacados nesse trabalho, bem como as imagens manipuladas em programas de edição como photoshop.
Atualmente, o capitalismo está em foco,