A lenta da construção dos direitos da criança brasileira – século xx
No século XX surgia uma valorização sobre o papel da criança sendo reconhecida é considerada um ser competente, com diferente necessidade e pensamentos com características próprias. A criação dos direitos da criança se deu pelo desenvolvimento industrial e econômico exigindo uma grande mão de obra de ambos os sexos. Com o passar dos séculos surgia à necessidade de se obter uma organização que impunha os direitos de todos os cidadãos de acordo com as suas necessidades. Surgindo assim quatro direitos:
O surgimento dos direitos humanos surgiu com uma visão de independência e libertadora estabelecendo direitos civis e político. Com as mudanças do desenvolvimento urbano e industrial desencadearam uma revolução operaria voltada para os direitos de igualdade e amplitude nas areias sócias, econômicas e culturais. O direito do consumidor surgiu para defender a paz com projetos humanitários. O direito á democracia e o direito do povo e dos cidadãos um sistema de governo juntamente com o estado em um regime político. A ONU com surge com um intuito de estabelecer normas comuns fundamentadas na ética universal.
Em 1948 foi aprovada pela ONU uma declaração Universal dos Direitos Humanos influenciada pelas doutrinas passadas visava o bem estar a todos valorizando suas necessidades sociais do direito de igualdade e liberdade enfatizando o conceito de cidadania visando os direitos e deveres para com o outro indivíduo em interação com o meio. Segundo Marshall a cidadania envolve os direitos políticos que cada um tem de escolha podem assim obter melhorias em seu convívio. Foi na busca de tentar compreender as necessidades da criança que passou a ser observado detalhadamente. Em 1923 foi estabelecido pela declaração dos direitos das crianças que toda criança tem o direito de um desenvolvimento de acordo com as suas necessidades específicas tendo o direito a alimentação, moradia, saúde, educação e proteção. A