A leitura é a extensão da escola na vida das pessoas
Miranilde Oliveira Neves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
REFERÊNCIA II Silmara de Jesus dos Santos, Bignardi, Centro Universitário Anhanguera - Unifian, Brasil.
A leitura é a extensão da escola na vida das pessoas. A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura fora da escola. A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma.
Os universitários em formação devem compreender melhor o processo da leitura e sua importância para despertar, o prazer de ler para que possam repassar aos seus futuros alunos ou até mesmo seus filhos o prazer em ler um livro, uma revista, um jornal e também em ser questionador, em transformar a realidade e ainda ter a possibilidade de viajar por outras culturas, outros valores.
Esses são questionamentos que temos que refletir e a partir dessas repostas transformaremos a realidade, nem que seja apenas uma pequena parte, mas se não começarmos por nós certamente essa situação não mudará.
A leitura como algo que nos forma ou nos deforma ou nos transforma como algo que nos constitui ou nos põe em questão naquilo que somos, ou seja, a leitura pode assumir papel positivo ou negativo se fizerem ou não uso dela. A leitura deve ser prioridade dentro e fora do ambiente educativo.
Entendemos a leitura como pilar fundamental para a formação docente e possibilitada a prática educativa consciente e responsável, pois gera no educador o reflexo de seus atos para além do ensino conceitual como também proporciona aprender hoje para mediar no futuro. Por isso é importante a presença da criticidade e consciência por parte do professor e aluno, formador e formado para retomarem seus deveres sempre que preciso for em busca da qualidade da educação.
As autoras intermediam através de seus textos, o objetivo de discutir as transformações que vêm ocorrendo no mundo do acadêmico, no que diz respeito, mais especificamente, às questões de leitura e de escrita, e a