ava 2 extensão
Os projetos de extensão podem promover o diálogo entre os saberes dos educadores e da comunidade e possibilitar um movimento da escola para além de seus muros. Iniciativas nessa direção estão presentes nos projetos de extensão já desenvolvidos pela Anhanguera em seu Programa de Extensão Comunitária (PEC).
O PEC está sob a coordenação do Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária (Iasec) desde a sua criação, em 2010. Os principais objetivos do PEC são:
a) Promover a aprendizagem dos alunos da Anhanguera com base na experiência prática.
b) Colaborar para a promoção de melhor qualidade de vida nas comunidades do entorno da organização.
O PEC atua em três eixos: Projetos e Programas de Responsabilidade Social com a comunidade externa; prestação de serviços à comunidade externa por meio dos laboratórios de graduação e pós-graduação; eventos acadêmicos complementares.
Pela atuação do PEC, o relacionamento com as comunidades se materializa por meio de projetos e ações direcionados, que são implantados ou aperfeiçoados a partir da verificação de sua eficácia e do estudo das características socioeconômicas das comunidades.
Os Projetos de Extensão Comunitária Institucionais são:
a) Alfabetização de Jovens e Adultos: esse projeto tem como objetivo contribuir para a construção da cidadania e consequente inclusão social dos jovens e adultos da comunidade, por meio da oferta de fundamentos básicos de escolarização e profissionalização.
b) Biblioteca Aberta Zilda Arns: esse projeto tem como objetivo mobilizar as comunidades, trabalhando para a formação de cidadãos leitores. A especialidade da biblioteca é literatura infanto-juvenil. Oferece suporte para a pesquisa e apoio aos professores do ensino fundamental e do ensino médio, das escolas estaduais e municipais do entorno da organização.
c) Ensino Responsável: o objetivo é prestar serviços especializados