A LEITURA COMO HABILIDADE ESSENCIAL NA FORMA O PESSOAL
LINCK, Ieda M. Donati1. CONRAD, Bianca Greff2
Palavras-chave: Educação. Hábito. Necessidade. Formação.
Introdução
A leitura faz parte do processo de educação do ser humano, embora muitas vezes feita apenas no modo obrigatório, no caso das crianças, para ser aprovado na escola, e isso perdura por toda uma vida, onde apenas é feito por ser necessário para poder seguir o curso natural do ensino.
A escolha do tema foi em um momento de reflexão enquanto ministrava oficinas sobre Jornal Escolar no Programa Mais Educação, em uma escola de Salto do Jacuí – RS. A definitiva necessidade de estudar um pouco mais a fundo, o tema veio quando ao questionar os alunos quais seus livros preferidos e se poderiam escrever mais a respeito deles, obtive como resposta uma grande negativa, da maioria dos estudantes relacionadas à não gostar de ler. Quando outra vez questionados, disseram que ninguém nunca os incentivou a leitura, tendo por opinião própria de alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental que o problema é realmente a falta de incentivo, seguida por falta de vontade de iniciar um processo de leitura, por muitas vezes não compreenderem o que está escrito, relatando ainda que só lêem quando é realmente exigido pelos educadores.
Após o início da pesquisa, pode-se observar que não há uma forma específica de fazer com que alguém se interesse pela leitura, quanto menos que faça dela um hábito por puro prazer. Mas existem formas alternativas de estimular esse costume, para que além de a pessoa portar a vontade de conhecer cada vez mais histórias e, na formação acadêmica pesquisar mais sobre determinados assuntos, torne-se algo do próprio ser humano, que passará a ter a leitura como entretenimento, além de ser necessário para sua formação.
Este trabalho tem como objetivo exemplificar as formas de fazer dessa necessidade, um hábito, e também identificar o porque algumas pessoas simplesmente não criaram esse vínculo na