A) Leia o texto I e responda ao que se pede.
Muitos confundem política também com o mercantilismo que se sustenta no sistema capitalista. Se o dinheiro é sua principal preocupação, a sua prática política vai mostrar isso. Por outro lado, quando você diz que não gosta de política, você também está mostrando o significado que esse termo tem para você e o quanto está enganado a respeito disso.
A prática política - o ativismo político - pertence a cada um de nós que a exercemos para o bem ou para o mal, conforme nossa ideologia, interesses e convicções.
O ideal é que a prática política de todos nós fosse exercida em favor da sociedade em que vivemos; no entanto, nem sempre isso é assim, pelas razões já mencionadas acima.
O fato é que essa política que estamos praticando há muito tempo no Brasil é voltada somente para os interesses de latifúndios, grupos empresariais, famílias e grupos elitizados. O sistema econômico e social em que vivemos corrobora isso, a mídia estimula, defende e vem formando a opinião das pessoas ao longo de vários anos, e muitos aprenderam a fazer política com esses parâmetros.
Mesmo entre os trabalhadores, há aqueles que se vendem por títulos, dinheiro, poder e fama. Afinal, pois, num sistema capitalista, qualquer coisa vira negócio. Corromper e ser corrompido "faz parte".
Mas, apesar de a força da mídia em nos imputar um pensamento único e generalista, o fato é que muitos não entram no jogo da politicagem e fazem política com seu coração, querendo de fato mudar a sociedade. Para esses, os arautos do sistema têm muitos meios de tentar fazê-los “aprender” e “mudar de opinião”.
(DESLANDES, Ligia. Democracia