Eike Batista
Eike Fuhrken Batista nasceu em Valadares, Minas Gerais, em 3 de novembro de 1956.
2. Formação/ Especialização dentro e fora do país
Estudou Engenharia Metalúrgica na Universidade de Aacher, na Alemanha. Foi vendedor de seguros na Europa. Durante a graduação conheceu garimpeiros que vendiam diamantes no Rio de Janeiro. Começou a ser facilitador de operações sem injetar dinheiro. Interrompeu a graduação na metade, pois queria trabalhar, empreender, ganhar dinheiro. Retornou ao Brasil e tomou conhecimento da Corrida do Ouro em Goiás, no Pará, Amazônia.
3. Experiências em negócios ao longo da vida Começou a levantar dinheiro para comprar e revender no Rio. Convenceu joalheiros a emprestar dinheiro, mas perdeu o capital. Teve a renovação do crédito com a condição de conduzir uma nova operação na Alta Floresta, no norte do Mato Grosso. Amealhou milhões na compra e venda de ouro. Percebeu que poderia acumular mais com maquinário moderno. Nesta etapa, percebe-se o seu caráter visionário: “Acreditei no que meus olhos viram. Acreditei também no que meus olhos não viram- havia muito mais ouro naquela terra inacessível e carente de uma lavra mecanizada” A segunda mina de ouro foi no Amapá. Eike detinha 50% do negócio. Foi um sucesso extraordinário. Neste período fundou a CMP- Companhia de Mineração e Participações. A terceira mina de ouro foi em que gerenciou projetos foi em Paracatu, MG. Ele teve uma atitude diferenciada por aceitar o desafio e enxergar o potencial do Morro do Ouro. Ele assumiu riscos que outros não quiseram assumir.
4. Sucessos e Insucessos ao longo da carreira
Foi proprietário de uma mina ao lado do Parque Nacional Yellowstone, nos Estados Unidos. Lucrou 50 milhões mas teve um prejuízo de 150