A lata mágica
Modelo Cosmológico
Objetivo: Representar por meio de uma bexiga de borracha o universo com sua forma se expandindo e concentrada.
Fundamentação Teórica: Segundo o livro do 1º da RSE de física o ‘’Modelo Cosmológico’’ representa um universo estático, onde além de representá-lo o livro, o livro questiona sobre a relação da bexiga (Modelo Cosmológico) com o Big Bang (teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo). Inicialmente o livro nos pede que encha a bexiga, mas antes, que façamos pontos de caneta ‘’pilot’’ com 0,5 cm de diâmetro e espaçamento de 2 cm. Após enchê-lo, o livro pede que observe os espaçamentos entre os pontos e faça as anotações necessárias sobre a relação da bexiga cheia com a teoria do Big Bang, sabendo que cada ‘’ pontinho’’ na bexiga representa um elemento no universo.
Materiais: Bexiga e Caneta ‘’Pilot’’
Resultados: Ao encher a bexiga observamos que os pontos de caneta estão se afastando, ou seja, a expansão do universo, que explica a teoria do Big Bang que seria o enchimento da bexiga. Quando soltamos o ar observamos como era o universo antes do Big Bang, ou seja, era contraído e os planetas eram mais pertos.
Conclusão: Em resumo, essa experiência explica e representa bem a teoria do Big Bang com a contração e expansão das bexigas, e os pontos simbolizam os planetas no universo que após a explosão se espalharam, porém, não por igual.
Referências: Física: ensino médio, 1º ano. / Heliete Meira Coelho Arruda e Pedro (COLEÇÃO RSE)
Anexos:
Um Modelo Cosmológico representado por uma