A jabuticabeira
• Saber identificar um vegetal e reconhecer seu nome científico e popular;
• Identificar suas características morfológicas;
• Identificar seus tecidos;
• Reconhecer sua fisiologia;
• Verificar como se dá seu ciclo reprodutivo;
• Relacionar sua evolução a sociedade e seu papel no meio ambiente.
Meu Pé é: Jabuticabeira
Caio é verbo, e também nome de gente, menino, travesso, que atravessa pontes caiadas à pé, para alcançar pés de jabuticaba sem cansar.
Já as jabuticabas (com u ou com o) são frutos unicamente brasileiros. Em nenhum outro lugar há, que não tenha sido daqui levado por ter sido deveras apreciado!
Só quem provou sabe a delícia que é. Saber do sabor, saborear com sabedoria.
---
"Ora (direis) vê tudo isso nas jabuticabas? Certo, perdeste o senso!"
Direis agora: "tresloucada amiga! Como criou este universo tropical de alegorias e metáforas?"
Mas, eu vos direi: só o talento raro, a inspiração acurada, a imaginação muito além da rima e, também, quem ama, é capaz de vê, ouvir e de entender o mundo dissimulado num pé de jabuticabas.
Meu Pé é: Jabuticabeira
7. Sobre a morfologia:
a. Planta lenhosa, ou simplesmente lenhosa, é a designação dada às plantas que são capazes de produzir madeira como tecido de suporte dos seus caules. Os tecidos lenhosos ocorrem em plantas vasculares dotadas de um caule perene localizado acima da superfície do solo. Tipicamente, tais caules são recobertos por uma camada de espessa de casca, em geral terminando exteriormente por um ritidoma. Estes caules mantêm acima do solo o crescimento vegetativo contínuo da planta.
[pic]
b. A raiz da Jabuticaba é Pivotante - apresentam raiz principal, com coifa maior do que as demais, seu comprimento é maior que o das outras. E também possui