A invenção da fotografia e sua necessidade na sociedade
A fotografia é a técnica de registro de uma imagem por meio mecânicos, químicos ou digitais. Seu inventor, Niépce, uniu um fenômeno físico, a câmara obscura a um fenômeno químico, a fotossensibilidade dos sais de prata. Assim produzindo a primeira câmera, cuja técnica utilizada é denominada heliografia.
A primeira técnica de fotografia, inventada em 1826, a heliografia, não foi muito conhecida, mas, em 1839, Luis – Jaque Mande Daguerre lançou outra técnica, denominada daguerreótipo, a qual se difundiu no mundo inteiro. Uma grande evolução na técnica da fotografia foi a introdução do filme, pela descoberta da celulose, de autoria do americano John W. Hyatt, a qual permitiu que, em 1884, fosse lançada a primeira Kodak.
Entre suas principais utilizações está o fotojornalismo, que desde 1880 utiliza o registro fotográfico para ilustrar publicações jornalísticas. O campo tecnológico também usufrui da fotografia, principalmente para o registro de ocorrências invisíveis a olho nu, como radiações de comprimento de ondas.
A importância da invenção da fotografia é evidenciada em diversas áreas, principalmente na comunicação. Essa importância pode ser expressa pela definição do alemão Stefan Lorant: “a câmara é o caderno de notas do repórter experiente”. Em diversos campos de estudo, também há o uso essencial desse registro, como na Geografia, que utiliza a foto por satélite para suas análises do espaço. A fotografia teve também influências na arte, das quais a mais perceptível foi o movimento “Nova Objetividade”, presente na Alemanha e nos Estados Unidos entre 1920 e 1930.
Referências:
ENCICLOPÉDIA Barsa.
UOL EDUCAÇÃO. Fotografia (1). Como a técnica foi inventada. <http://educacao.uol.co m.br/artes/fotografia-1-como-a-tecnica-foi-inventada.jhtm> Acesso em: 06 de