Plano de emergencia
Inalação é o procedimento que tem por finalidade levar a medicação inalatória até a extremidade das vias aéreas para absorção. É o veículo para levar a medicação. Para sua realização adequada estamos listando abaixo algumas regras que facilitam e otimizam o seu resultado.
1. A quantidade de soro fisiológico deve ser 5ml. Mais do que isso pode diluir demais a medicação, não atingindo os efeitos terapêuticos desejados e menos do que isso pode concentrar demais a medicação potencializando seus efeitos colaterais.
2. O fenoterol (Berotec®) é um broncodilatador β-adrenérgico de efeito rápido e de curta duração, devendo ser usado nas crises, para resgate. A quantidade de gotas de fenoterol deve respeitar a proporção 1gt para cada 4kg de peso corporal. Em pacientes sensíveis ou com cardiopatia podemos diminuir a proporção para 1gt a cada 5 ou 6kg de peso corporal, e, em adultos podemos utilizar 3 a 4 gotas. A quantidade máxima de gotas não deve ultrapassar 5gts por inalação, pois em mais do que isso temos pouco aumento do efeito broncodilatador e grande aumento dos efeitos colaterais. Esta é a conduta seguida pela Referência de Pneumologia da Poli II. OBS: Pelo Consenso Brasileiro de Asma, a dose de fenoterol atual é de 1gt para cada 3 kg de peso, podendo ser usado um máximo de 10 gotas (exceto, obviamente em pacientes cardiopatas ou sensíveis ao β2). Em pronto socorro a dose pode chegar até 2gt/kg/dose ( 20 gotas, sendo o máximo) quando o paciente não se beneficia com o tratamento anterior.Esta é a conduta seguida pelas Referências de Pneumopediatria da PUCC e Hospital Municipal Mário Gatti.
3. O brometo de Ipatrópio (Atrovent®) é um anticolinérgico utilizado para potencializar a ação do fenoterol. Também tem ação broncodilatadora. É o medicamento de escolha para melhorar a broncoconstrição causada por medicamento β-bloqueador. A quantidade de gotas de brometo de ipatrópio deve ser de 20 a 40 gotas respectivamente, e não baseado em gotas de β2