Cinema verdade versus cinema direto
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Cinema, rádio e TV
Curso superior do Audiovisual
Aluna Ana Carolina Ornelas
Estudo dirigido sobre o cinema-verdade e o cinema-direto
1. Aponte semelhanças e diferenças entre o cinema direto americano e o cinema verdade francês, a partir da comparação entre Primary, Don't Look Back e Caixeiro Viajante, por um lado e Chronique d'un été e Moi, un noir, por outro.
A tradição do documentário sofreu grandes transformações a partir da década de 60, quando a evolução técnica dos equipamento cinematográficos criou aos documentaristas novas condições de trabalho. Surgiram então, diversas vertentes de trabalho documental no mundo, destacando-se entre elas o cinema verdade francês e o cinema direto americano.
Nos Estados Unidos, os documentaristas vieram de uma vertente de jornalistas; o que culminou na criação de um tipo de cinema calcado na "invisibilidade" do aparato cinematográfico. O cineasta seria uma "mosca na parede", causando o mínimo possível de intervenção. Sobre isso disserta André Parente:
"O cinema direto é, segundo esses critérios, uma técnica (películas 160mm sensíveis, câmera leve, som sincronizado, etc.), um método de filmagem(ausência de roteiro, equipe reduzida, atores não-profissionais, som direto, câmera na mão, cenários naturais, etc.) e uma estética, a 'estética do real.'" (P. 112)
Esse conjunto de elementos que constituíem o cinema direto é ligado primariamente pelo próprio conceito desse cinema: Aquele de buscar a realidade pura, sem interferência alguma do realizador. Esse preceito extrapola até mesmo o nível de "neutralidade" que encontramos na linguagem jornalística. Segundo Sílvio Da-Rin:
"O jornalismo televisual nos dá mostras abundantes destes traços: câmera tremida, ruídos, do ambiente misturado às vozes, iluminação irregular, imagem granulada, cortes bruscos - marcas de uma imagem que tenta neutralizar-se ou seja, produzir uma