A invasão do Iraque e do Afeganistão pelos EUA
“A invasão do Iraque e do Afeganistão pelos EUA”
Nome: Harison Matos
Nº: 9
Profª: Luzia - Geografia
- Os Motivos
Os valores envolvidos são bilionários. Antes de tudo, há o petróleo. O Iraque detém a segunda produção mundial desse insumo que a economia americana importa de forma abundante. A intervenção da coalizão ocidental certamente provocará oscilações importantes nos preços, seja para baixo ou para cima, provocando movimentos financeiros de magnitude sísmica, em boa medida direcionada pelos novos controladores da produção, os norte-americanos. Os atentados de 11 de setembro permitiram que o presidente se apresentasse aos seus concidadãos como o portador de um programa tão elementar, quanto eficaz: vingar a ofensa pela força. Na verdade, os aviões arremessados contra as Torres Gêmeas e o Pentágono foram o sinal de fogo para a escalada armamentista que se iniciou no Afeganistão e sabe-se lá aonde irá parar. E outro motivo para os EUA invadirem outros países como Iraque e Afeganistão, é que eles alem de não quererem ameaças para o seu país, eles querem influencia política e que todos os outros aceitem isso.
- As Consequências
Guerra civil com ataques constantes. Com saída das tropas americanas, ataques se tornaram mais frequentes entre partidários xiitas, sunitas e os curdos. Perda de soldados norte-americanos, e conflitos com outros países envolvidos.
Invasão ao Iraque
No ano de 2003, os Estados Unidos realizaram uma ocupação ao território iraquiano sob a alegação de que o presidente Saddam Hussein mantinha um arsenal de armas químicas que ameaçavam a paz mundial. Mesmo não provando a existência do arsenal bélico iraquiano, o governo norte-americano conseguiu promover o julgamento e a posterior condenação do ditador Saddam Hussein.
Invasão ao Afeganistão
No dia 07 de outubro de 2001, tropas norte-americanas, apoiadas pela Aliança do Norte, revoltosos afegãos que apoiaram os EUA contra os