A invasão cultural norte americana no brasil
[pic][pic][pic]
Todos estão expostos a essa influência. Dessa forma, o mais importante é cada um aprender a lidar com esse fenômeno social com responsabilidade e crítica.
Um exemplo é a música dos Estados Unidos, pois reflete a população multi-étnica através de diversos estilo, como, Rock and roll, blues, country, blues, jazz, pop, techno, e hip hop, estes estão entre os gêneros musicais do país mais reconhecidos internacionalmente.
Os Estados Unidos possuem a maior indústria musical do mundo e sua música é ouvida em todas as partes do planeta. Desde o começo do século XX, algumas formas de música popular americana têm ganhado audiência global. A Música se relaciona com vários aspectos sociais e culturais dos Estados Unidos: a estrutura social americana, aspectos étnicos e raciais, religiosos, lingüísticos, de gênero, assim como aspectos sexuais.
A situação econômica e social distingue a produção e o consumo da música americana, com as classes mais altas patrocinando a música clássica e a música rural e étnica geralmente ligada aos mais pobres. No entanto, essa divisão não é absoluta, sendo mais aparente do que real; a música country, por exemplo, é um gênero comercial destinado ao “apelo à identidade da classe trabalhadora, enquanto seus ouvintes podem ou não ser trabalhadores de fato”.
A música country relaciona-se também com a identidade geográfica, sendo rural em sua origem e função; outros gêneros, como blues e o hip hop são tidos como urbanos.
Atualmente em nossas emissoras de rádio, nos programas de TV, nas trilhas sonoras de filmes e novelas, e mesmo em festas ou eventos sociais, mais de 70% das músicas executadas são americanas ou pelo menos cantada em língua inglesa. Isso reflete a grande influencia da cultura norte-americana não só no Brasil, mas em todo o mundo.
* Falamos de influências culturais, preconceitos, educação, religião,