A INTERVEN O DO AGENTE PROFISSIONAL NAS RELA ES SOCIAIS
Disciplina: Fundamentos Sócio Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social
Professor: Arnete Trein
2ª Fase Serviço Social
A INTERVENÇÃO DO AGENTE PROFISSIONAL
NAS RELAÇÕES SOCIAIS
Acadêmicas: Gabriela Rodrigues Varela
Jamylle Cristine Alencar
Nara Terezinha da Silva Cachoeira
Introdução
O Serviço Social teve suas origens no Brasil, com iniciativas da igreja católica. Está integrado ao setor público em especial, e igualmente está vinculada a organizações patronais privadas e instituições que prestam serviços a população. O Estado merece destaque por empregar o maior número de Assistentes Sociais no Brasil. O Serviço Social não adquire status de ciência, mas pode contribuir para produzir conhecimentos científicos e para o acervo das ciências humanas. O Serviço Social no Brasil é regulamentado como profissão liberal. A institucionalização do Serviço Social como profissão dentro da divisão social do trabalho está vinculada a instituições de prestação de serviços sociais e assistenciais, geridas ou subsidiadas pelo estado, que viabilizam o mercado de trabalho para os trabalhadores especializados dessa área.
A compreensão da profissão de Serviço Social implica o esforço de inseri-la no conjunto de condições e relações sociais que lhe atribuem um significado e nas quais torna-se possível e necessária. O desenvolvimento das forças produtivas e as relações sociais engendradas nesse processo determinam novas necessidades sociais e novos impasses que passam a exigir profissionais especialmente qualificados para o seu atendimento, segundo os parâmetros de “racionalidade” e “eficiência” inerentes à sociedade capitalista.
A questão social é a expressão do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado, a qual se torna a base de justificação desse tipo