A INTERVEN AO DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DA OBESIDADE
372 palavras
2 páginas
A INTERVENÇAO DA TERAPIA COGNITIVO - COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DA OBESIDADEIntrodução
A obesidade se tornou, ao longo dos anos, um problema de saúde pública. Além do problema do peso em si, a obesidade pode desencadear muitos outros problemas físicos, psíquicos e sociais.
O sujeito obeso é um ser que sofre por várias questões. Além do peso ser um incômodo, a pessoa tem dificuldades relacionadas à locomoção, adaptação e, no Brasil, não há meios básicos de acessibilidade à locais comuns onde uma pessoa obesa possa frequentar. Além disso, existe o preconceito da sociedade de um modo geral, problemas físicos como pressão alta, diabetes, problemas respiratórios, etc. Essas questões podem desencadear vários problemas psicológicos como a depressão, ansiedade, algumas síndromes etc.
Por isso o tratamento com um psicólogo é de suma importância e relevância para esse tipo de problema. Tanto para o sujeito que busca uma reeducação alimentar, dietas, cirurgia bariátrica, prática de exercício físico, etc. O psicólogo vai atuar de forma a auxiliar o indivíduo durante todo esse processo de mudanças.
O indivíduo durante o processo de tratamento da obesidade deve ser acompanhado por uma equipe interdisciplinar, ou seja, deve haver uma equipe de médico, nutricionista, profissional de educação física e psicólogo, que interajam entre si, pois o processo de tratamento da obesidade, não se dá por formas isoladas de intervenção e sim um conjunto de fatores precisam ser trabalhados.
Inserir algo da literatura.
Mas o que leva uma pessoa a chegar a tal ponto, de se tornar uma pessoa obesa? O que leva uma pessoa a comer de forma compulsiva?
Responder aos questionamentos.
Para atender aos questionamentos expostos acima, este artigo terá como objetivo geral avaliar as evidências sobre a eficácia da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da obesidade e de seus danos psicológicos. Assim, será preciso verificar através de pesquisa na literatura e artigos científicos, o que leva