A internet
A partir do século XIX com o avanço das tecnologias a escrita passou a ganhar novas configurações, o que antes era impresso, hoje tornou-se digital. A literatura desse modo, passou a residir nos ambientes eletrônicos, através da cibercultura, a distância entre o conhecimento ganhou velocidade no contexto do ciberespaço, construindo uma relação dialógica entre sociedade, cultura digital e literatura.
Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que "permite situar assuntos distintos inter-relacionados emdiferentes níveis de aprofundamento,proporcionando a personalização do processo deensino-aprendizagem e permitindo ao usuáriotrabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo,adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992).
Sabemos que o Hipertexto surgiu com a Hipermídia, esta proporciona a formação de um espaço resultante de um movimento formado por sujeitos curiosos e ansiosos para experimentar dessa nova tecnologia que permite ao usuário os mais diferentes canais de comunicações, que até então os canais já existentes não ofereciam. A verdade é que esses novos meios de tecnologias, incluindo a internet, vem oferecendo oportunidades para muitos indivíduos crescerem na vida.
Segundo Pierre Levy: “A internet não promete resolver em um passe de mágica todos os problemas culturais e sócias do planeta”. Mas, eu acredito que ela vai amenizar e melhorar a vida em vários aspectos, tanto economica, política, cultural, educacional e socialmente. Concordo que nem tudo que é feito nas redes sociais seja de bom proveito, porém devo lembrar que tudo na vida tem seus lados positivos e negativos. Eu acredito que o que devemos fazer é enxergar as coisas com uma visão ampla. Só assim seremos capazes de desenvolver essas novas tecnologias dentro de uma perspectiva humana.
Nessa perspectiva, a partir do advento da Internet, percebemos