A internalização da gestão ambiental na empresa
ED – TEXTO: A INTERNALIZAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
NOMES: ISABELLA CRISTINA CARVALHO SANTOS MARINA BARBOSA FONSECA
8º PERIODO DE ADMINISTRAÇÃO
1) Quando e como se definiu a necessidade de controle da poluição industrial no Brasil?
Isso decorre da própria forma como se verificou, desde os tempos coloniais, o desenvolvimento econômico do Brasil, em que a existência de determinados ciclos de produção econômica enfatizava a exploração exaustiva de nossos recursos naturais.
A industrialização, a implantação dos grandes projetos de infra-estrutura básica e a exploração dos nossos recursos minerais e agropecuários foram feitas ás custas de significantes impactos negativos no meio ambiente. Esta situação complica-se quando se verifica que o êxodo campo-cidade, resultante do processo de industrialização, provocou acelerado processo de urbanização nas cidades que, despreparadas para esse aumento populacional, promoveram degradação marcante no ambiente urbano, com assentamentos humanos precários e espontâneos nascidos da desigualdade social que se instalou no País.
Foi somente no Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), para o período de 1975 a 1979, que se definiu a necessidade de controle da poluição industrial por meio de normas reguladoras e se estabeleceu uma política de localização industrial nas regiões densamente urbanizadas.
Essa limitação do problema especificamente á poluição industrial nas regiões metropolitanas reflete um condicionamento político ligado á existência de adensamentos populacionais expressivos, cada vez mais conscientizados com a questão ambiental e dotados de instrumentos de pressão social.
2) Quais as consequências para uma empresa que se despreocupa em se atualizar e cumprir as exigências da legislação ambiental?
Contrariamente ao que se via no passado, a despreocupação com as exigências da legislação ambiental pode se traduzir em