A interdependência da economia e da sociologia
Patrícia Aparecida Machado
Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis
Resumo: Este artigo vem reafirmar como a sociedade é afetada de forma arrebatadora pelas condições econômicas, contribuindo assim para escrever cada capítulo da história de um povo. E da mesma forma como a economia é influenciada por ações dessa mesma sociedade. Citaremos neste artigo exemplos históricos que comprovarão esta verdade.
Palavras-chave: Sociedade, economia, sociologia econômica.
1-Introdução
Como sabemos sociologia econômica nada mais é que o estudo de como o comportamento humano e social interfere na economia. A sociologia é parte integrante nas modificações ocorridas na sociedade durante todas a evolução histórica.
Segundo Weber, a sociologia é uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e, por essa via, para a explicação causal dela no seu transcurso e nos seus efeitos.
O objeto da sociologia é o fenômeno social que se configura pela ação humana, podendo ter diferentes configurações.
2 - Revoluções e suas causas sociais e econômicas
Quem não estudou nas carteiras da escola sobre a várias revoluções ocorridas por todo o mundo? Revolução francesa, revolução industrial, Inconfidência Mineira entre outras, todas ocorridas por causas sociais e econômicas. De acordo com Max Weber, não só a economia influencia nas modificações sociais, sobretudo na queda de poder e fim de impérios, mas também ameaças políticas.
2.1 - Revolução Industrial
Representou o triunfo da indústria capitalista, trazendo consequências como destruição de instituições e costumes e nova organização na vida social (fim da servidão, surgimento da manufatura, atividade fabril, mudança de grande parte da população para as cidades e surgimento do proletariado. Com esse aumento populacional houve aumento da criminalidade, miséria e epidemias, acabando assim com grande parte da população.
Estudiosos da época passam então a procurar