A inter-relação das praticas humanas
O homem é um ser de relações ele se relaciona com a natureza, com os outros homens e consigo mesmo, se dão através de ações, de operações, de intervenções. A imagem que podemos construir do homem será aquela que pudermos apreender de sua manifestação, acessível a nós graças aos múltiplos canais de nossa experiência. Homem e sua tríplice prática
A primeira esfera da relação do homem é com a natureza, nela se dá a troca de elementos naturais, de onde ele retira toda a sua necessidade para existência material. Diferente de outros seres vivos, o homem além de se apropriar dos elementos fornecidos pela natureza, também intervêm forçando a natureza a se adaptar aos seus próprios interesses. Força a natureza a produzir seus frutos de maneira localizada, sistemática e planejada. Nas indústrias transformam a matéria prima em vários bens e produtos, Criam ferramentas e equipamentos para essa produção. Nesta esfera o homem garante sua vida material, asseguram a reprodução e a conservação da espécie.
A segunda esfera da relação do homem é com a prática social, intimamente vinculada a prática produtiva. A espécie humana organiza-se socialmente, forma-se em grupos, estabelecendo relações específicas entre seus membros. Para intervir sobre a natureza e assegurar sua sobrevivência, os homens se organizam em grupos realizando uma divisão técnica do trabalho, ou seja, atribui diversas funções a diferentes indivíduos, que ao observarmos essa divisão sobrepõe-se uma divisão social, onde grupos especializados ocupam lugares simétricos como um todo, nas hierarquias distribuídas. Os grupos se diferenciam pela variedade de funções que exerciam, passam a se distinguir pela posição hierárquica os grupos detem uma força sobre os de posição inferior.