A intencionalidade pedagógica no planejamento
Agir com intencionalidade pedagógica é organizar a aula de maneira consciente, planejada, criativa e capaz de produzir um efeito positivo na aprendizagem do aluno.
Convém lembrar também que a intencionalidade pedagógica vai além do “ritual” de planejamento de conteúdos, ela incide principalmente na postura do professor, que deve buscar o tempo todo um diálogo franco, elucidativo, formativo e proativo com seus alunos, ajustando, precisamente, o seu discurso na tentativa de construir no seu aluno algo maior que a transmissão de conceitos e teorias.
Para uma aula estar didaticamente correta, sua execução deve passar por três fases fundamentais: a) Fase Inicial, b) Fase Intermediária ou de Execução e c) Fase Final ou de Síntese. Esta ordem pedagógica permite ao professor uma comunicação de qualidade, além de possibilitar a execução das habilidades de ensino em que organiza a aula de maneira que o aluno possa visualizar a estrutura didática que esta sendo utilizada (SANT’ANNA, 1977).
A) FASE INICIAL
Compreende, desde o momento em que o professor entrou na sala e cumprimentou os alunos até a indicação dos conhecimentos selecionados (conteúdos). São os cinco primeiros minutos em que o professor explora rapidamente o tema da aula, valorizando seu vínculo com o cotidiano do aluno e especifica a forma com que conduzirá a ação didática prevista (estratégias estabelecidas para a aula, que se apresenta com os sub-tópicos as seguir (NEGRI, 2008):
1 Organização.
Refere-se a toda a logística da aula. Não se pode transmitir uma aula sem organização que vai desde a preparação, através do plano de aula, até a disposição do espaço de sala, a que chamamos de cenário pedagógico.
1.1 Planejar a aula.
O planejamento da aula é de fundamental importância; preparar é na verdade prever toda a estrutura: qual será o conteúdo a ser trabalhado, com que ação pedagógica (estratégias para desenvolver a aula), os conteúdos previstos, a