A Institui O Como Via De Acesso Comunidade Lara C Pia
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
TRABALHO
A instituição como via de acesso à comunidade
A inserção da comunidade e análise de necessidades.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Carlos Henrique Fonseca Gomes RA: B8290F-0
Larayne Vasconcelos Magalhães RA: B65155-5
Natalia Cristina dos Reis Ra: B6265G-6
Monize Carolina de Paula Salvaterro RA: B84559-7
TRABALHO
A instituição como via de acesso à comunidade
A inserção da comunidade e análise de necessidades
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
A instituição como via de acesso à comunidade
Viver coletivamente implica, assim, em instituir-se em organizações, o que significa divisão de papéis, divisão de trabalho e, bem a mal, hierarquização das relações sociais, estabelecendo-se, como consequência, as relações de poder que permeiam toda a qualquer relação social.
A instituição, como campo de pesquisa e de ação para a psicossociologia de comunidades, se mostra como lugar privilegiado, pois constitui o espaço socialmente organizado no qual se dão articulações entre diferentes elementos sociais e os elementos psicológicos. Os dispositivos institucionais oferecem aos indivíduos a possibilidade de manifestação psíquicas, de confrontação interpessoal e de ação individual, ao mesmo tempo em que representam, em sua estrutura organizacional, as imposições legais, politicas e econômicas que regulamentam a sociedade.
O termo instituição vem sendo usado, no contexto da psicossociologia, por diferentes teóricos, fundamentados principalmente em Castoriadis, para designar, em principio, tudo aquilo que no social se estabelece aquilo que é reconhecido por todos como fazendo parte de um amplo sistema social. A importância que as instituições têm na organização da vida social, tanto quanto na organização da vida individual, é reconhecida pela psicossociologia, que faz destas um de seus objetos privilegiados de estudo.
Na perspectiva da