A inspiração poética no Íon platônico
L’INSPIRATION POÉTIQUE DANS L’ION DE PLATON
Krishnamurti Jareski*
Resumo: O presente artigo busca analisar os discursos centrais de Sócrates no Íon de
Platão, a partir da noção de entusiasmo poético. Sustentando a possibilidade de uma ligação direta com as Musas capaz de anular temporariamente as faculdades intelectivas do homem, Platão rompe parcialmente com as tradicionais concepções de poesia da época, ao mesmo tempo em que aponta para o surgimento do verdadeiro sábio, o filósofo. Palavras-chave: Poesia. Inspiração Poética. Entusiasmo. Filosofia.
Resumé: L’article suivant recherche analyser les discours centraux de Socrate dans le
Ion de Platon, à partir de la notion d´enthousiasme poéthique. Soutenant la possibilité d´une liaison directe avec les Muses capable d´annuler temporairement les facultes intelectives de l´homme, Platon rompt partiellement avec les conceptions traditionelles de poésie de l´époque, en même temps qu´il se dirije à l´apparition du véritable savant, le philosophe.
Mots-Clef: Poésie. Inspiration Poéthique. Enthousiasme. Philosophie.
Antes do advento da filosofia, a duas classes de homens foi atribuída a honrosa incumbência de guiar os cidadãos da pólis grega em direção ao bem comum do estado e à virtude individual: aos poetas e, posteriormente, aos sofistas.
Aos poetas os gregos deviam as orientações educativas básicas no tocante à formação integral do homem (paidéia), bem como os fundamentos ético-religiosos da cidade. Nesse contexto, a Defesa de Sócrates (22a-c) descreve-nos o exame realizado por este filósofo, da pretensa sapiência dos poetas. Os eventos anteriores são bem conhecidos, pois, nomeado pelo oráculo de Delfos como o homem mais sábio da
Grécia, Sócrates se propõe verificar a veracidade do juízo oracular e, para tanto, vai ter com aqueles que desfrutavam da reputação de serem sábios, os políticos, os artesãos e os poetas.
_____________________