A INFLUÊNCIA DOS MÉTODOS CIENTÍFICOS NA GEOGRAFIA FÍSICA
Autores do Artigo: Dr. João Osvaldo Rodrigues, Dr. João Lima Sant’Anna Neto, Dr. José Tadeu Garcia Tommaselli, Dra. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, Dra. Maria Cristina Perusi – Professores do Curso de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP de Presidente Prudente – SP.
Disponível em: http://web.ua.es/es/giecryal/documentos/documentos839/docs/texto-terra-livre-final.pdf. Acesso em: 12 mar. 2014.
Os autores ao analisar o atual quadro estabelecido, pelas relações entre a natureza e sociedade, discutem conceitos e categorias do pensamento geográfico, na visão da Geografia Física, relacionando a influência dos métodos científicos, sistêmico e dialético, no saber geográfico. Nesta análise, conceitos como os de espaço, tempo, paisagem e ambiente são abordados com o objetivo de buscar novos caminhos epistemológicos visando à interação e integração homem e natureza, enfocando a participação do Geógrafo e da Geografia Física na construção e modificação do espaço geográfico. Descrevem a evolução da ciência geográfica, salientando a influência do positivismo como um dos responsáveis pela criação de conflitos teóricos e metodológicos no âmbito da Geografia, ao estabelecer uma dicotomia entre a Geografia Física e a Humana, utilizando métodos na abordagem ambiental do espaço geográfico, explicando a paisagem natural sem relacionar as atividades humanas. No segundo momento relatam os aspectos que impactam a Geografia pelo surgimento das ciências formais e dedutivas, a exemplo da matemática, onde os fenômenos sociais e naturais passam a ser explicados a partir de lógicas matemáticas, comparando processos isolados sem que se estabeleçam uma relação entre as dinâmicas de tempo e espaço. Na continuação da análise, os autores abordam a influência dos métodos do pensamento dialético e sistêmico na unificação das diversas áreas da Geografia. Na visão dialética, no estudo da natureza e da sociedade nas suas mais