A influência dos espíritos nos pensamentos
CAPÍTULO IX
DA INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL
1. Faculdade, que têm os Espíritos, de penetrar os nossos pensamentos. - 2. Influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos. - 3. Possessos. - 4. Convulsionários. -
5. Afeição que os Espíritos votam a certas pessoas. - 6. Anjos guardiães ou anjos de guarda. Espíritos protetores, familiares ou simpáticos. - 7. Influência dos Espíritos nos acontecimentos da vida. - 8. Ação dos Espíritos sobre os fenômenos da Natureza. - 9. Os Espíritos durante os combates. - 10. Pactos. - 11. Poder oculto. Talismãs. Feiticeiros. - 12. Bênçãos e maldições.
Faculdade, que têm os Espíritos, de penetrar os nossos pensamentos
456. Vêem os Espíritos tudo o que fazemos?
“Podem ver, pois que constantemente vos rodeiam. Cada um, porém, só vê aquilo a que dá atenção. Não se ocupam com o que lhes é indiferente.”
457. Podem os Espíritos conhecer os nossos mais secretos pensamentos?
“Muitas vezes chegam a conhecer o que desejaríeis ocultar de vós mesmos. Nem atos, nem pensamentos se lhes podem dissimular.”
a) - Assim, mais fácil nos seria ocultar de uma pessoa viva qualquer coisa, do que a esconder dessa mesma pessoa depois de morta? “Certamente. Quando vos julgais muito ocultos, é comum terdes ao vosso lado uma multidão de Espíritos que vos observam.”
458. Que pensam de nós os Espíritos que nos cercam e observam?
“Depende. Os levianos riem das pequenas partidas que vos pregam e zombam das vossas impaciências. Os Espíritos sérios se condoem dos vossos reveses e procuram ajudar-vos.”
Influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos
459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.”
460. De par com os pensamentos que nos são próprios, outros haverá que nos sejam sugeridos?
“Vossa alma é um Espírito