A influência de marx na educação
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO PROCESSO CIENTÍFICO
DISSERTAÇÃO
TEMA: A INFUÊNCIA DE MARX NA EDUCAÇÃO
Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso, ao aceitar as idéias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marx denominava classe proletária) cria uma falsa consciência, que a impede de perceber os interesses de sua classe. Assim, Marx concebia uma educação sociabilizada e igualitária a todos os cidadãos. Versar sobre os paradigmas e suas contribuições para o processo educacional, não é um trabalho fácil, exige a localização da relação sujeito-objeto com um eixo central. A história da filosofia tem demonstrado ser essa a preocupação e é um dos principais problemas da filosofia. Assim compreender a relação sujeito-objeto é compreender como o ser humano se relaciona com o ambiente, com a natureza, em suma, com a vida.
Um ponto forte do marxismo como filosofia é que ela fornece uma visão da transformação social e promove uma visão da ação humana determinada a levar adiante essa transformação. Ela retrata um mundo onde as coisas não são fixas e luta por mudança. Por essas características, o marxismo, tem às vezes, um apelo àqueles que se vêem como oprimidos. Além disso, enfatiza um ideal de poder social para as classes menos favorecida, dessa forma, tem um forte elo para àqueles que vivem num regime ou em circunstâncias que demonstram pouca preocupação com a classe mais pobre.
Todavia, todo processo relacionado com a educação é lento, o que induz a persistência e a luta dos ideais, pois somente então poderá haver a concretização do saber teórico com a prática, o que será motivo de muitas contradições e aprendizagem, isto é, tem inicio em cada um de nós.
Antigamente a educação existia principalmente para sobrevivência. As crianças aprendiam às habilidades necessárias para sobreviver. Gradualmente, entretanto, as pessoas passaram a usar a educação