A Influência da Religião no Comportamento Humano
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
LEANDRO FERREIRA
LUANA ARRUDA
MAÍSA ALVES
MARIANA GADELHA
RENATTA ROCHA
A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NO COMPORTMANETO HUMANO
JOÃO PESSOA - PB
2014
LEANDRO FERREIRA
LUANA ARRUDA
MAÍSA ALVES
MARIANA GADELHA
RENATTA ROCHA
A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NO COMPORTAMNETO HUMANO
Trabalho apresentado à disciplina de Dinâmica de Grupo do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba.
Professora: Carmem Costa.
JOÃO PESSOA – PB
2014
1. INTRODUÇÃO
A grande maioria da população professa algum tipo de crença religiosa, uns valorizam mais profundamente suas crenças e seus valores religiosos, outros não. A Religiosidade e a Espiritualidade são componentes importantes na vida das pessoas, tornando-se importante conhecer a diversidade dos conceitos de Religiosidade e Espiritualidade, pois esses dois componentes não são sinônimos. Segundo Sommerhalder e Goldstein (2006), a religiosidade é umas das formas de expressão da espiritualidade.
Etimologicamente a palavra Religião vem do latim “religare”, que significa “religação”. Essa religação se refere entre uma nova ligação entre o homem e Deus. Já a palavra Espiritualidade vem tanto do latim quanto do grego “spíritus”, que significa “sopro”, “respiro-vital”. Em referência ao sopro da vida. O Dicionário Aurélio define a Religiosidade como a tendência para os sentimentos religiosos, sobretudo fora de qualquer religião em particular: a religiosidade de Rousseau. / Qualidade do que é religioso. / Exação, escrúpulo, pontualidade, zelo. O mesmo define a Espiritualidade como a qualidade daquilo que é espiritual: a espiritualidade da alma. / Teologia Prática, exercícios devotos que têm por objeto a vida espiritual: livro de espiritualidade.
Seidl e Faria (apud WORTHINGTON; KURUSU;MCCULLOUGH, 1996) definem uma pessoa religiosa como