A influência da internet na vida das pessoas
Com o avanço da tecnologia surgiram meios de comunicação que facilitaram bastante a vida das pessoas. Dentre eles, a internet se destaca pela facilidade de uso e pelos serviços que ela possibilita. Do mesmo modo que a internet traz benefícios, ela traz também malefícios.
Através do uso e de serviços de programas que são oferecidos pela internet, as pessoas acabam se acomodando e perdendo o contato social. Já dizia o cineasta alemão Werner Herzog “A solidão humana aumentará em proporção direta ao avanço nas formas de comunicação.“ Utilizando somente a internet, as pessoas passam várias horas em frente ao computador; fazem compras, pagam contas, conhecem pessoas novas, tudo isso com mínimo de trabalho e sem precisar sair de casa; deixando assim de praticar exercícios físicos o que pode provocar o sedentarismo, sair com os amigos e ter contato pessoal.
A internet no Brasil apresenta crescimentos expressivos e entre 2008 e 2012 mais de 24,5 milhões de internautas novos começaram a navegar na rede, um crescimento de quase 45% no período. Além disso, existe crescimento na penetração da internet Banda Larga em domicílio com acesso a internet, segundo o CETIC.br em 2010 esse número chegou a 21% da população.
Um estudo aponta que 28,3% dos internautas brasileiros passam 40 horas ou mais por semana, cerca de 6 horas por dia na internet. A pesquisa da E.life, especializada em análise de redes sociais, confirma também o Facebook como maior rede social do país com 94,5% dos entrevistados contra 75,1% do Orkut.
Assim, as pessoas se dedicam cada vez mais o seu tempo ao uso da internet, piorando a qualidade de vida , pois não sabem aproveitar bem o seu dia, tornando-se cada vez mais sedentárias.