Contabilidade e Administração
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 3
1.gestão de custos: uma ferramenta para a administração 4
2.SISTEMAS DE CUSTEIO 5
2.1.SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO ECONÔMICA – GECON 5
2.2.Activity Based Costing – ABC 6
2.3.Custeio RKW 7
3.CUSTOS INDUSTRIAIS E A TOMADA DE DECISÃO 8
4.O REAL OBJETIVO DA CONTABILIDADE 9
5.OS NUMEROS QUE GUIAM A ADMINISTRAÇÃO 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS bibliográficas 12
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão apresentadas informações a respeito da contabilidade voltada ao auxilio do administrador na tomada de decisões nas empresas. Será aprofundado o tema relativo as formas de custeio e como as empresas podem se adaptar a esses modelos buscando maximizar seus rendimentos.
Se verá, também, conceitos de Contabilidade e de Matemáticas Comercial e Financeira, ferramentas importantíssimas que ajudam os administradores a direcionar a empresa e a manter competitiva no mercado.
1. gestão de custos: uma ferramenta para a administração
1.1. CONTABILIDADE DE CUSTO
A Contabilidade de Custos nasceu da contabilidade financeira, quando da necessidade de avaliar estoques nas indústrias, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era do mercantilismo. Hoje, porem, tem como tarefas mais importantes: controle e decisão.
De acordo com Martins (2006, p. 19), foi após a Revolução Industrial (século XVlll) que a Contabilidade de Custos se desenvolveu muito, gerando informações tanto para controlar quanto para planejar e tomar decisões.
Os objetivos da Contabilidade de Custos são:
Determinar o lucro utilizando os dados dos registros convencionais da Contabilidade;
Controlar as operações e estoques, estabelecer padrões e orçamentos, comparações entre o custo real e o custo orçado e ainda fazer previsões;
Tomar de decisões formação de preços, determinação da quantidade a ser produzida,