A influência da exposição aos fumos metálicos e o desenvolvimento da asma de origem ocupacional
A INFLUÊNCIA DA EXPOSIÇÃO AOS FUMOS METÁLICOS E O DESENVOLVIMENTO DA ASMA DE ORIGEM OCUPACIONAL
RIO DE JANEIRO 2010
ESTÉFANO GOMES MAZZINI
A INFLUÊNCIA DA EXPOSIÇÃO AOS FUMOS METÁLICOS E O DESENVOLVIMENTO DA ASMA DE ORIGEM OCUPACIONAL
Monografia
apresentada
à
Faculdade de Medicina Estácio de Sá, como requisito para obtenção do Certificado de Conclusão do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho.
RIO DE JANEIRO 2010
RESUMO
O crescente emprego dos processos de soldagem na indústria e a conseqüente exposição aos Fumos Metálicos pelos trabalhadores que exercem esta atividade é uma realidade já observada há vários anos pelos Serviços de Saúde Ocupacional. No mesmo sentido, é evidente a percepção do incremento de doenças respiratórias, entre elas a Asma, nos Ambulatórios de Medicina do Trabalho, Estas duas condições inspiraram o desenvolvimento de uma revisão bibliográfica sobre a Asma Brônquica juntamente com uma revisão sobre os processos de Soldagem. A partir da apresentação dos dois temas, foi desenvolvida uma discussão sobre diversos trabalhos que apresentaram indiscutíveis evidências da associação entre a Exposição Ocupacional aos Fumos Metálicos e o desenvolvimento da Asma Brônquica.
Palavras-chaves: risco ocupacional, metais pesados, soldagem, asma.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2 ÁREA DE ESTUDO E PROPOSIÇÃO
01 02
3 RESULTADOS OBTIDOS PELA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ASMA 03 4 RESULTADOS OBTIDOS PELA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE FUMOS METÁLICOS 12 5 DISCUSSÃO BASEADA NA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A EXPOSIÇÃO AOS FUMOS METÁLICOS E A ASMA. 6 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25 31 32
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, a asma ocupacional tornou-se a doença pulmonar ocupacional mais prevalente nos países desenvolvidos. A alergia ocupacional representa, hoje, um problema de extensão mundial, com tendência a se agravar em virtude da industrialização e do surgimento de novas substâncias.