A influência da densidade no valor do empuxo
FÍSICA EXPERIMENTAL II
A Influência da densidade no valor do empuxo
Professor: Roberto Henrique Componentes:
*Fabrício Cornélio – Matrícula: 201307234291
*Joubert Rocha de Souza – Matrícula: 201202184324
*Luciano Marques da Conceição – Matrícula: 201308022387
*Renan Resende Ribeiro – Matrícula: 201301970069
A Influência da densidade no valor do empuxo
1 - Objetivos
Entender através de experimentos, o conceito da força denominada Empuxo, bem como dimensionar sua intensidade e verificar que é uma propriedade dos líquidos.
2 - Materiais necessários
Balança de precisão;
Óleo;
Sal;
Água potável;
Água destilada;
Becker;
Proveta;
Peça de PVC maciça cilíndrica;
3 - Andamentos da Experiência
- Inicialmente foi medir o peso do Becker utilizado para colocar o liquido derramado da proveta quando a peça de PVC fosse emersa no liquido, onde foi obtido o valor de 116,50 gramas, logo após medimos a massa da peça de PVC, obtendo um peso de 50,78 gramas.
- Em seguida a Proveta foi cheia até seu limite com água pura, sendo que ao submergir a peça de PVC na mesma, houve um derramamento da água excedente, o que resultou teoricamente ao volume das duas esferas de chumbo. Posteriormente retiramos a proveta de dentro do Becker e o levamos a pesagem, Seu peso obtido foi no valor de 156, 194 gramas, portanto a massa de água destilada derramada tinha o peso de 39, 721 gramas.
- Continuando, lavamos e secamos o Becker e a proveta, e então enchemos novamente a proveta até seu limite de água misturada com sal, na sequencia submergimos a peça de PVC novamente na proveta propiciando um novo derramamento. Após pesar o Becker com essa nova massa de mistura liquida, constatamos que apesar de ter sido derramado praticamente o mesmo volume de liquido, desta vez a massa pesava 42,91 gramas.
- Finalmente, lavamos e secamos a proveta, o Becker e a peça de PVC, e logo após enchemos no limite a proveta com óleo mineral.