EMPUXO X DENSIDADE
Aluna: Renata Guerreiro Costa – Turma 3029
E-mail: renataguerreiro.engenharia@gmail.com
EMPUXO x DENSIDADE
O experimento deste relatório tem como objetivo observar a influência da densidade no valor do empuxo e descobrir quais são as densidades dos líquidos utilizados. Utilizamos um bloco onde sua massa e dimensões foram descobertas através de medições e pesagem. E importante observar a massa do bloco que apresentará uma medida fora do líquido e outra medida submersa.
Quando por exemplo, nadamos em uma pisciana sentimos que nosso o corpo afunda com maior facilidade, isso muda quando estamos na praia, parece que ficamos mais leves, isso se deve pelo fato de que as densidades dos líquidos, água da piscina e água da praia serem diferentes. Um exemplo é a água do mar Morto que é muito salgada. Nela, quase não há organismos, por isso o nome Mar Morto. A presença de tanto sal neste mar faz com que as pessoas não afundem. A sua densidade é de 1,12g/ml, enquanto os outros mares têm a densidade igual a 1,03g/ml.
Para a realização de experimento utilizamos um bloco cilíndrico com massa e dimensões desconhecidas, uma balança digital, Becker contendo água, Becker com óleo de cozinha, tripé universal e dinamômetro.
Primeiramente medimos o peso real (Pr) e o peso aparente (Pa) para calcular o empuxo (Fe) utilizando a seguinte equação: Fe = Pr – Pa
Valor do empuxo no experimento contendo agua com sal: 0,42N
Valor do empuxo no experimento contendo álcool: 0,40N
Valor do empuxo no experimento contendo óleo de cozinha: 0,38N
Logo após concluirmos o calculo da Fe. Utilizamos um cilindro de dimensões: h=70mm, R=14mm. Calculamos o volume do cilindro que utilizando a equação: Vc = Area x Altura. Obtivemos o resultado de 43,102651cm³.
Para calcular seu o peso específico de cada substancia utilizamos a fórmula: μ = (Pr-Pa)/Vdesl . g
Valor do peso específico no experimento contendo agua com sal: 9,94. 10-7
Valor do peso específico no