A Influência da densidade no valor do empuxo
RELATÓRIO DE FÍSICA
Aula prática número 03: “A Influência da densidade no valor do empuxo”
Belo Horizonte, 21 de agosto de 2014.
Objetivo
Aprimorar o conhecimento relativo ao modo como a densidade dos elementos envolvidos em um estudo pode influenciar o Empuxo gerado pelos líquidos.
Procedimentos para realização da experiência, foram utilizados:
● duas esferas de chumbo
●uma proveta
●um Becker
●Água
●Sal
●Óleo
●Balança de precisão
Descrição da Experiência
O primeiro passo foi medir o peso do Becker utilizado para colher o liquido que viria a cair da proveta quando as esferas de chumbo fossem submersas no liquido, onde foi obtido o valor de 118,87 gramas, logo após medimos a massa das esferas, obtendo um peso de 191,87 gramas.
Após a pesagem, a proveta foi enchida até seu topo com água pura, sendo que ao submergir as duas esferas de chumbo no mesmo, foi iniciado um derramamento da água excedente, o que correspondia teoricamente exatamente ao volume das duas esferas de chumbo. Então retiramos a proveta de dentro do Becker e o levamos a pesagem, constatando que agora seu peso era de 134,02 gramas, portanto a massa de água pura derramada tinha o peso de 15,25 gramas.
Lavamos e secamos o Becker e a proveta, e então enchemos a proveta até seu topo de água misturada com sal, na sequencia submergimos as duas esferas novamente na proveta causando um novo derramamento. Após pesar o Becker com essa nova massa de mistura liquida, constatamos que apesar de ter sido derramado o mesmo volume de liquido, desta vez a massa pesava 17,37 gramas.
Por último, lavamos e secamos a proveta, o Becker e as esferas de chumbo, e logo após enchemos ao máximo a proveta com óleo lubrificante. Após mergulhar as duas esferas de chumbo foi recolhido todo óleo derramado e pesamos essa massa de óleo, onde obtivemos o valor de 11,69 gramas.