A influencia do mito da sociedade de bairro
Adinei Borges Santana1
Idalina Fernandes Salicano2
Neide Aparecida Iembo3
RESUMO
A influência do mito na sociedade de bairrode uma escola pública estadual é muito forte, os alunos tem apresentado falta de interesse pelos estudos e esta atitude vem sendo apoiada pelos pais por considerarem que quem mora neste bairro não tem expectativas de um futuro melhor, esta realidade provinha de uma “praga” rogada por um padre há alguns anos atrás. Diante do fato esta pesquisa veio provar que a crença em determinadas tradições pode provocar atrasos culturais e econômicos na sociedade de bairro. O Projeto de Pesquisa foi realizado numa escola pública estadual, num bairro afastado da cidade de Altônia, escola de periferia. Foi feita uma entrevista com os funcionários mais antigos da escola e com alguns habitantes mais velhos do bairro a respeito da veracidade do fato. Todos confirmam o mito, porém o fato de os alunos não se interessarem pelos estudos é típico da cultura do lugar.
Quando voltamos para os dizeres do padre em que ele diz que “este lugar não para frente”, ele não estava rogando praga, ele estava confirmando o que ele vivenciou. A população é ignorante e briga por motivos fúteis, enquanto o povo fica lutando para resolver pequenas contendas perdem oportunidades de sucesso profissional e como pessoas. Palavras- chave: Mito; Sociedade de Bairro; Escola de Periferia.
INTRODUÇÃO
A influência no mito na sociedade de bairro é tão intensa que está influenciando os alunos de uma escola pública estadual situada neste bairro a não quererem estudar. É sabido que o mito tem forte influência nas camadas sociais menos favorecidas economicamente.
1Graduado em Pedagogia pelas Faculdades de Pinhais- FAPI (2011), pósgraduando em Filosofia e Sociologia para Educadores pelas Faculdades de Pinhais
– FAPI / INTEREAD: adnei_altonia@hotmail.com
2Graduada em Pedagogia pelas Faculdades de Pinhais- FAPI (2011),