Espaço e cultura
A influência das festividades religiosas na construção do espaço urbano da cidade de Pirapora – MG
Resumo
Este artigo objetiva discutir a influência da cultura na constituição do espaço urbano, tendo como cenário a cidade de Pirapora-MG, estado de Minas Gerais enfocando a manifestação cultural das festividades religiosas realizadas no município. O espaço urbano se molda com as interações sociais, as vivências e crenças dos homens que o constituem. A cidade de Pirapora, tipicamente ribeirinha teve em sua construção espacial influências de grupos indígenas e bandeirantes, expressivamente marcados pela religiosidade que se expressam culturalmente nas missas e festejos aos santos, constituindo momentos de grande interação social que caracterizam o espaço urbano piraporense. Para realização deste trabalho utilizou-se a pesquisa qualitativa, com procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, tendo como principais teóricos Costa (1997), Milton Santos (1997), Corrêa (1995), Carlos (2004), Boada (1991), Sposito (2008), Cavalcanti (2008) dentre outros. Ao final do estudo entende-se que a cultura exerce influência na constituição do espaço urbano, uma vez que este nada mais é que a representação das relações humanas.
Palavras-chaves: Espaço, Cultura, Festas religiosas, Pirapora.
Introdução
O conceito de espaço está intimamente relacionado com a existência humana, sendo que o mesmo necessita ser definido em duas vertentes que o compõe sendo elas uma realidade multidimensional onde somente pode ser entendido em todas as dimensões que o constitui. E, composicional, uma vez que é formado pelos elementos da natureza e pelas dimensões sociais. Logo, “o espaço não é nem o ponto de partida (espaço absoluto), nem o ponto de chegada (espaço como produto social)” (CORRÊA, 2001, p.25).
O espaço urbano, em síntese é a cidade que constitui-se no conjunto de diferentes usos da terra justapostos entre si. Tais usos definem áreas, de forma