Funcionalismo britanico
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
Aline dos Santos Nunes
FUNCIONALISMO BRITÂNICO:
BRONISLAW MALINOWSKI
DOURADOS – MS
2013
Aline dos Santos Nunes
FUNCIONALISMO BRITÂNICO:
Trabalho apresentado à disciplina de TEORIA ANTROPOLOGICA CLASSICA, do curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal da Grande Dourados, que tem como professora a Profª Drª Graziele Acçoline
DOURADOS – MS
2013
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- Vida e Obra
3-Teoria Funcionalista
4-Os Argonautas do Pacifico Ocidental
5-Considerações Finais
6-Referências Bibliográficas
1-INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado tem como objetivo, abordar a Teoria Funcionalista segundo Bronislaw Malinowski citando seus pontos principais e a diferenciando do Evolucionismo citando a obra Argonautas do Pacífico Ocidental para assim melhor entender a qual o diferencial Etnográfico de Bronislaw Malinowski.
2. Vida e Obra Bronislaw Kasper Malinowski nasceu em Cracóvia, Polónia, a 7 de Abril de 1884. De descendência aristocrata nasceu no seio de uma família com interesses culturais e acadêmicos, que certamente contribuíram para o êxito que este teve nas áreas que se envolveu.
Começou por estudar matemática e física, mas ao ler “The Golden Bough” de James Frazer o seu interesse por antropologia despertou, e foi já em Londres, na escola de economia e estudos políticos que este procurou desenvolver o seu trabalho neste campo.
Entre 1915-1918 realizou a sua primeira monografia etnográfica na Nova Guiné, em que o método (trabalho de campo e observação participante) constituiu um importante passo para o estudo antropológico, e deste trabalho surgiu, em 1922, o livro os “Argonautas do pacifico ocidental”. Apesar de ser este o seu maior e mais valioso trabalho de campo, Malinowski trabalhou também com tribos da Austrália, do Arizona, da África oriental e do México.
Dividindo-se entre o