A influencia do futsal para o desenvolvimento da lateralidade em crian as de 6 a 8 anos
1590 palavras
7 páginas
A influência do futsal para o desenvolvimento da lateralidade em crianças de 6 a 8 anos.Henrique Gonçalves da Silva
Introdução
O futsal é um dos esportes mais praticado no âmbito escolar, e por se tratar de uma modalidade que utiliza o corpo por completo, iremos observar sua importância no desenvolvimento da lateralidade em crianças de 6 a 8 anos, através de observações e pesquisa no lócus Escola Municipal Paraiso SINOP-MT.
Mutti (2003 pg 20) diz que “a prática de qualquer modalidade esportiva requer determinadas condições motoras que permitem a execução de movimentos específicos e ainda um grau de habilidade para alcançar a eficiência do gesto técnico pertinente à modalidade”.
Como afirma Apolo (2007 pg 85) “o futsal, como todos os outros esportes, é ensinado nas escolas públicas pelo professor de educação física”.
Para RODRIGUES 1993 apud (Mutti 2003 pg 21) “há um longo processo para criança chegar ao domínio das habilidades complexas e para isso, as experiências com os movimentos fundamentais, como correr, andar, saltar, lançar, rolar, etc... são de grande importância e vão servir de base para aquisição de habilidades das etapas seguintes”
Cada aluno é único e apresenta características diferenciadas de acordo com sua faixa etária e individualidade, Mutti (2003 pg 21), “afirma que a iniciação ao futsal deve ser uma continuidade do trabalho de desenvolvimento motor, quando são aplicados diversos movimentos e experiências que proporcionam o aumento do acervo motor da criança.
Piccolo 1998, apud (Grespan 2002 pg 71) sugere que “o comportamento de cada criança deve ser analisado em função de sua história de vida e dos seus esquemas de crescimento”, ou seja, o professor deve respeitar a faixa etária de cada aluno e observar através de sua história e o meio onde a criança está inserida e através disso verificar a possibilidade de aplicar determinados tipos de atividade.
Para Pikumas 1981 apud (Grespan 2002) a criança nessa fase de 6 a 8 anos, esta apto a se