A INFLUENCIA DA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NAS FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Analisar a influência da análise e desenvolvimento de sistemas nas fases da revolução industrial.
INTRODUÇÃO
Revolução industrial
Entende-se como Revolução Industrial as transformações iniciadas na Europa Ocidental no século XVIII até os dias atuais, as quais então diretamente relacionadas à evolução do processo produtivo.
O início A Europa do século XVIII era caraterizada por uma população que essencialmente vivia no campo e fabricava de modo autônomo, artesanal e individual todas as ferramentas, roupas e alimentos que necessitasse. Entretanto países como França e Inglaterra se mostraram uma exceção quando se utilizaram da manufatura, divisão do trabalho e mecanização dos processos para agilizar e suprir suas demandas.
O aumento da exportação da produção criou a necessidade do aperfeiçoamento das máquinas mecânicas e por consequência dos meios de transporte de pessoas e cargas, as qual foi suprida pelo surgimento da máquina a vapor, sendo assim o carvão a principal fonte de energia da época.
Devido a essa expressiva mudança a população migrou do campo ás cidades, de modo a suprir suas necessidades de subsistência, as quais mudaram do trabalho rural em suas próprias casas e vender sua força de trabalho como operário nas fábricas para assim conquistar um salário. Essa transformação de cenário europeu não se limitou somente ao modo de produção, mas marcou o início de uma era de constantes transformações.
Segunda fase
Entre 1860 e 1900 ocorreu a segunda fase da revolução industrial, a qual diferentemente da primeira revolução contou com o envolvimento de diversos segmentos e onde as descobertas foram financiadas pela necessidade do aperfeiçoamento industrial, provindas de pesquisas científicas.
O marco desse período foi a criação de novos mercados devido a