Processo de Análise nas Rev. Industriais
A influência da análise e desenvolvimento de sistemas nas fases das Revoluções Industriais
Objetivos
O presente trabalho é sobre o papel da análise e desenvolvimento de sistemas nas Revoluções Industriais, mais concretamente avaliar como os sistemas foram modificados e desenvolvidos durante as Revoluções.
O que é um sistema?
Sistema é um conjunto de entidades relacionadas interdependentes, que interagem entre si, buscando atingir um objetivo.
O que é uma análise?
A análise é essencialmente uma atividade de percepção. Exige-se ao analista, a capacidade de identificar conjuntamente com os utilizadores os processos e respectivos requisitos de uma área/atividade da organização, recorrendo para isso a mecanismos adequados.
PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias.
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor, os gigantes teares, revolucionaram o modo de produção. Principais invenções técnicas da Revolução Industrial:
-Lançadeira volante de John Kay,
-Tear mecânico de Cartwright,
-Máquina a vapor de James Watt,
-Locomotiva de Stephenson.
O artesanato foi à forma de produção industrial característica da Baixa Idade Média, durante o renascimento urbano e comercial, sendo representado por uma produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possuía os meios de produção (era o