A indostrialização e o impacto ambiental

548 palavras 3 páginas
A industrialização e o impacto ambiental

Introdução A crescente evolução e desenvolvimento dos meios tecnológicos que a sociedade experimentou neste último seculo levou á criação de uma cultura cientifico-tecnológica, de que hoje o ser humano é incapaz de se distanciar. O que seria do homem se tivesse de viver sem todas estas tecnologias? Apesar de a tecnologia ser necessária e importante para a resolução de problemas, traz consigo uma série de problemas que podem implicar consequências nefastas. Terá o Homem o direito de prejudicar o mundo e o ambiente em que vive a fim de satisfazer as suas necessidades tecnológicas e industriais que parecem ser tão imprescindíveis á sua vida?
Desenvolvimento
As origens do processo de industrialização remontam ao século XVlll e trouxe à sociedade uma nova forma de conceber o mundo. A substituição do homem pela máquina, a passagem da produção manual para a produção em série e a migração das pessoas do campo para a cidade deram origem a novas estruturas de organização da sociedade, a novos hábitos e a novos valores. O problema é que os recursos de industrialização são os recursos naturais, cuja exploração pode provocar o desequilíbrio nos ecossistemas e graves impactos ambientais se não houver cuidado na sua utilização.

A industrialização tem vários impactos como: A poluição do meio ambiente O uso desenfreado dos recursos naturais Alteração ou extinção de algumas espécies Aquecimento global do planeta De acordo com alguns estudos, pensa-se que nos próximos cem anos as temperaturas médias possam aumentar 6ºC, a água potável será um recurso inacessível a alguns e o ar estará altamente poluído. Para minimizar os impactos da industria 189 países membros das Nações Unidas assinaram o Protocolo de Kyoto. Para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos é necessário tomar medidas como, a existência de pontos de reciclagem de diversos materiais, produtos biodegradáveis à venda nos

Relacionados