A Inconfid Ncia Mineira
Causa: No século XVIII devido a ascensão da economia mineradora, iniciou-se um grande processo de criação de centros urbanos, enquanto os filhos da elite mineradora eram enviados à Europa para concluir sua formação educacional. Nessa época o pensamento iluminista de liberdade e igualdade estava no seu auge. Depois da metade do século XVIII, a economia se demostrava em crise devido a diminuição das reservas de ouro, além do contrabando, e com isso a coroa criou a Derrama.
A derrama era um dispositivo fiscal aplicado em Minas Gerais a fim de assegurar o teto de cem arrobas anuais na arrecadação do quinto.
O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas que eram direcionadas diretamente a Coroa Portuguesa.
O que é: A cobrança da derrama era extremamente abusiva, Com isso, as elites intelectuais e econômicas da economia mineradora, influenciadas pelo iluminismo, começaram a se articular contra a coroa portuguesa. Em 1789 um grupo, influenciados pelo iluminismo tramavam tomar o controle de Minas Gerais no dia da cobrança da Derrama.
Como a população estava inconformada com o imposto, o grupo contou com a mobilização popular para alcançarem seu objetivo. Entre os inconfidentes estavam Cláudio Manoel da Costa, Carlos Correia de Toledo, o coronel Joaquim Silvério dos Reis e Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)
Com a chegada da Derrama, sua cobrança foi revogada pelas autoridades lusitanas, enquanto as autoridades metropolitanas investigavam uma denúncia sobre a traição da coroa em Minas.
Consequência: Com a delação de Joaquim Silvério dos Reis, que denunciou seus companheiros pelo perdão de suas dívidas, várias pessoas foram presas pelas autoridades de Portugal.
Alguns denunciados foram condenados à prisão e ao degredo na África, o único que assumiu suas responsabilidades foi Tiradentes, que foi condenado ao enforcamento e esquartejamento. Seu corpo foi exposto nas vias que davam acesso a Minas Gerais, Causando assim o fim da