A inclusão social, e desigualdade e o preconceito
Aluna: Camila Conceição Costa 1ºB
E.E Teotonio Alves Pereira
Trabalho de Sociologia
“ A inclusão social, a desigualdade e o preconceito “
Por:Camila Conceição Costa nº5 1ºB
Data:13.04.2012 - Profª Luiza
Introdução
Vivemos em um país capitalista. Por conta do poder aquisitivo, algumas pessoas sofrem com a discriminação, gerando assim a desigualdade, com tanta desigualdade logo nos deparamos com o preconceito, e logo após com a violência. Se todos nó nascêssemos com direitos iguais, com certeza habitaríamos em um lugar de paz e sossego, mais infelizmente temos que conviver com essa situação desconfortante, onde temos que aprender a nos socializar com pessoas preconceituosas, que se acham melhor que todo mundo, mais ainda existe gente que quer mudar essa situação, fazendo organizações que unem pessoas pra protestar contra essas diferenças.
Inclusão Social
Cotas para negros nas universidades do Brasil
Como podemos entender as “cotas” para o ingresso de negros em universidades no Brasil, se não existe uma política voltada para a educação de base? Investir na educação de base seria a melhor forma de acabar com a deficiência do ensino brasileiro, tendo em vista que o sistema de “cotas” pode se tornar mais uma forma de descriminação contra os afros descendentes, (que poderão ser taxados de incapazes para o ingresso no ensino superior). Mesmo sabendo que nós brasileiros temos uma divida de três séculos ou mais para com os negros do nosso país, sabe-se que é de grande urgência tomar uma atitude, mas talvez às “cotas” não sejam a solução.
Atualmente se fala muito em “cotas” como se esse sistema fosse resolver os problemas dos negros. Dados os fatos: as “cotas” são aprovadas, os negros entram nas universidades, entretanto pairam as perguntas: como teria sido a formação